segunda-feira, 4 de maio de 2015

Quando o pecado acontece

Tomo hoje, por base, o texto de Salmos 51:1-19. Vivenciando o texto, observa-se que Davi foi ungido rei ainda novo. Perante Deus, Davi era tido como o homem segundo o coração de Deus. Mas Davi pecou, bem como todos nós. E o pecado produziu frutos iguais aos nossos; ele sentiu-se indigno, imerecedor e no dever de se afastar de Deus.
Fatalmente, o pecado nos afasta de Deus. É como se a pondre que nos ligasse a Ele fosse quebrada ou a aliança destruída. E tal coisa só acontece porque a nossa natureza é divina e somos seres celestiais.
Quando pecamos, 8 coisas acontecem:
* o gozo do pecado
* o pensamento do ato
* a inquietude
* o afastamento de Deus
* o reconhecimento do pecado 
* o arrependimento 
* a busca para restaura a aliança
* a busca pela companhia do Espírito Santo 

Você pode estar dizendo que já ocorreram situações de não se arrepender, certo? Mas se houve incômodo com àquele pecado é porque o Espírito Santo que habita em você, está se movendo e pedido que você deixe tais praticas. E lembre-se: quando pecamos, o Espírito Santo não são de nós, Ele apenas aquieta-se e espera um posicionamento nosso. ele é respeitador o suficiente para não invadir a sua vida. Mas tudo o que Ele quer é preencher toda a sua vida de plenitude.

@dayaneesiqueira 

Características de uma vida cristã

Ao ler João 13:31-37; 14:1-31, pude perceber 10 características gerais de uma vida cristã, onde uma completa a outra como um encaixe de quebra cabeça. Os 10 são extremamente importantes e não devem andar separados. A ausência de uma peça pode desfalcar todos os outros.

Aspectos dos textos: 
1) glorificação: (13:31-32)
2) o mandamento do amor: (13:34)
3) confiança em Deus (14:1)
4) promessa da volta de Cristo (14;3, 28)
5) fé: (14:12)
6) pedido e recebimento: (14:13)
7) paz de espírito (14:16)
8) obediência: (14:21,23)
9) sensibilidade ao Espírito Santo (14:36)
10) derrota do inimigo (14:30)

Como já disse, nenhum desses aspectos sobrevive sozinho. É necessário conquistar e fazer desses 10 aspectos uma vivência cotidiana, pois não sabemos a hora da volta do nosso Salvador. Faz-se necessário então, deixar de lado essa vida leviana e relaxada que vivemos. Precisamos estar em busca constante a Deus.

@dayaneesiqueira

Estudo do livro de Colossenses

Antes de qualquer coisa, gostaria de fazer algumas colocações sobre este livro.

* Paulo não conhecia pessoalmente a igreja de Colossos, mas o conheceu através de Epafras quando o mesmo visitou Paulo na prisão e falou sobre as condições desta igreja;
* Está carta foi escrita enquanto Paulo estava na prisão em Roma;
* A igreja de Colossos tinha como problemática as heresias, que eram de natureza sincrético, misturando legalismo judeu co especulação filosófica grega e misticismo oriental. Tem como exemplos: a adoração a anjos, leis alimentares e observância do sábado; 
* O que estava acontecendo em Colossos, estava acontecendo em todo o império romano, em 61dC.

Paulo já começa esta carta ensinando e mostrando quem Jesus Cristo é e o que Ele pode fazer. Mostra também que tudo subiste em unidade por meio Dele e para Ele, que só Nele há salvação para a nossa fraca humanidade que pode ser  transformada por Ele.
Já no capítulo 2, Paulo começa a chamar atenção da igreja, exortando-a, ensinando-os com relação aos falsos profetas e heresias, pois a filosofia Colossense (sincretismo helenista) consistia em regular a vida religiosa pela observação dos movimentos das estrelas que eram associados aos poderes dos anjos. Paulo tenta mostrar que o Cristianismo, puro e simples, é totalmente contrário à tudo isso, pois a verdadeira espiritualidade é desenvolvida  quando o cristão se apega firmemente à Cristo. 
No capítulo 3, Paulo já começa ser mais formal e ético, apelando pelo simples: tornar-se na prática aquilo que já deveriam ter feito e incentivando-os a separarem-se das velhas atitudes. Entretanto, sutilmente, Paulo faz um convite a eles: viver uma nova vida em Cristo.
E, por fim, Paulo estimula a vida de oração e devocional, sendo sempre vigilantes e atentos às oportunidades de pregar o evangelho.
E ficásseis uma das partes mais importantes pra mim: "atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires." (Versículo 17b) 



Qual a sua reação?

Qual sua reação quando... você crê e ora pela cura e a pessoa se vai? ...parece que a verdade está distorcida e você não tem mais uma visão nítida sobre o que ela é? ...os caminhos mais tortuosos e até mesmo dolorosos são os que devemos seguir? ...parece que Deus está num eterno silêncio ou até mesmo parece que não existe? Aprendi muitas coisas como mulher cristã e uma dessas coisas é que necessito da graça do Pai. A graça me sustenta. A graça me renova. A graça me faz querer continuar a caminhar e a conhecer o amor mais perfeito que existe. O sacrifício de Jesus foi maravilhoso, Ele é meu Senhor e meu Salvador, mas Jesus somente se entregou para que hoje a graça viesse até nós. Podemos duvidar de tudo, mas não devemos duvidar que a graça nos segue, aonde quer que formos. O que eu quero dizer é que mesmo tudo dando errado, a graça nos cobre de amor. Amor esse que me faz querer amar a Jesus mais que a minha própria vida e entender que Ele foi a pedra que os construtores desprezaram, mas ainda assim Ele permanece sendo a pérola de grande valor. Quando um homem encontra essa pérola, vende tudo que tem porque ele considera nada perto do que Jesus é. O Pai nos dá e nos tira, mesmo assim, Ele continua sendo a pedra angular. Se da noite para o dia Ele resolver não mais te atender, Ele não perderia a razão. Ele já deu tudo por você e pra você. Mas vivemos por graça. Imerecedores. Graça. Entenda que a palavra não mente. Não faltará nada. Somos revestidos pela graça, full time.

@cfmaira

O cristão e a tribulação

Ao ler o livro de  2 Coríntios. percebi o quanto Paulo animava a igreja local com as aflições e sofrimentos dele. E isso me fez refletir no quão mimados somos, pois na primeira dificuldade, já reclamamos e questionamos o porque dos nossos problemas. E olha que não fomos presos, chicoteados, nem passamos fome, sede ou ficamos sem casa. Paulo era diferente de nós. Ele se gabava de suas dificuldades porque ele sabia que o Pai iria suprir tudo quanto ele precisasse. E isso se chama confiança! É exatamente isso que precisamos ter verdadeiramente e, reconhecer que tudo que somos, tudo que temos é Dele e por Ele. E lembrar sempre o que Deus nos diz a todo momento, inclusive nesses momentos de tribulações: "Mas ele me disse: 'Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza'. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte." (2Coríntios 12:9-10)

@dayaneesiqueira
O livro do pastor Felipe Heiderich, Casamento, faz um desfecho citando o amor de Jacó a Raquel. Ele doou 14 anos de sua vida trabalhando para seu sogro porque sabia quem queria. Enquanto seu pai e avô ao mentirem renunciaram a aliança do casamento, Jacó, mesmo quando enganado, não desistiu de quem amava. Portanto, a grande nação que Deus prometera a Abraão começou a se cumprir, com as 12 tribos de Israel.
Tracei um paralelo com os dias que passamos. A necessidade de muitos em terem alguém para se auto-afirmar, mas nem sabem quem são. Jacó, quando menino, agia como menino. Quando descobriu o que queria, passou a ter atitude de homem. Tinha um alvo e buscou por ele. Antes de comermos a comida sólida, precisamos da líquida. O convite de Deus é que comamos o sólido da plenitude dEle, mas não estamos muitas vezes dispostos a renunciar nem mesmo um final de semana, quem dirá 14 anos. O plano maior de Deus é o da nossa felicidade, mas estamos demasiadamente preocupados em saciar nossas vontades que esquecemos que a de Deus é boa, perfeita e agradável. O Pai de amor se importa com as mínimas coisas. Entregue a Ele cada pedra do seu caminho e o mais Ele fará.

@cfmaira

José, o sonhador

José do Egito possui uma característica que me chama bastante atenção: o uso dos verbos ser (possuir identidade, particularidade ou capacidade inerente) e estar (permanecer em determinada circunstância por certo tempo). Enquanto muitos pensavam que ele era, ele estava. Quando pensavam que ele estava, ele era. José não ESTAVA sonhando, ele ERA um sonhador. José não ERA escravo, nem prisioneiro. Ele ESTAVA escravo e prisioneiro. O que motivava José ao uso correto dos verbos não era uma autossuficiência. José tinha sonhos. Além de ter sonhos, José tinha alguém que pudesse financiá-los. Na verdade, então, o determinante se estaremos usando os verbos de maneira correta é o local onde colocamos nossos sonhos e quem os financia. Sonhar não é proibido. Sonhar com os sonhos de Deus deve(ria) ser a nossa máxima.
(Baseado na mensagem "Enquanto isso..." do Pr. Cláudio Duarte no IV Encontro Nacional de Solteiros - MG - 2015)

@cfmaira

Deus e você

Deus não deixou de ser Deus porque você está no vale. Ele não deixou de ser o Deus da bondade e da gentileza porque você está desapontado ou com o coração partido.
Nós todos amaríamos viver nossas vidas no topo de uma montanha. Amaríamos respirar, vigorosamente, o ar puro da montanha e aproveitar a vista maravilhosa. Você pode ver coisas no topo da montanha que antes você não conseguia ver no vale. As coisas ficam em uma perspectiva direita do topo da montanha. Você ,literalmente, está no topo do mundo. É o lugar para uma rainha - a rainha da montanha!
Nenhum de nós quer comprar imóveis no vale do desespero e da decepção. Existe uma visão extremamente limitada nos lugares mais baixos e você não é capaz de ver além do bosque de árvores.
E mesmo assim, no vale reside uma vegetação que cresce e flores desabrocham. Não há crescimento em cima de uma montanha, lá só encontrará pedras e cascalhos. No topo da montanha não há espaço para fincar raízes - isso acontece no vale abaixo. É no vale onde o mais maravilhoso crescimento da sua vida vai acontecer e é lá que o fruto do Espírito vai crescer em abundância. Deixe-me dizer isso dessa maneira: No vale, onde seu coração estava partido, será o lugar da sua mais bela colheita.
Deus quer que vivamos não apenas onde a vida está boa e a vista é espetacular, Ele quer que vivamos no vale da dor e no deserto da fragilidade, onde somos facilmente quebrados. Deus coloca a sua disposição uma mesa das bênçãos que irá curar seu coração quebrado e alimentar sua alma faminta.
Deus quer que você seja um homem ou uma mulher que sabe que a decepção não possui o poder de atingi-lo. Deus quer que você seja uma pessoa que se aproxima Dele durante os tempos de fragilidade e de desespero. Deus quer que você seja o cristão que nunca irá amaldiçoar, mas sempre abençoar. Deus quer que você seja o crente que dá frutos mesmo nos piores momentos de sua vida.
Salmos 23

@dayaneesiqueira

domingo, 3 de maio de 2015

Jesus, o incansável

Ao refletir sobre João 4, penso que, se eu pudesse re-intitular esse capítulo, eu colocaria "Jesus, o incansável". Eu digo isso porque não importava o que acontecia com Jesus e nem as circunstâncias; se Ele tinha fome, sede ou se estava cansado. o mais importante para Ele era cumprir a missão que foi designado a qual Ele veio ao mundo. E então, entra em cena o versículo 36, onde Jesus disse "Quem colhe recebe o seu salário, e o resultado do seu trabalho é a vida eterna para as pessoas. E assim tanto o que semeia como o que colhe se alegrarão juntos.", e fazendo uma relação com a nossa vida cotidiana, a nossa colheita não será hoje, mas sim quando recebermos o nosso salário: a vida eterna. Entretanto, para colhermos algo, precisamos plantar alguma coisa e só colhemos aquilo que plantamos, sejam coisas boas ou ruins. E aprofundando um pouco mais, podemos ter a visão da agricultura, ao tomarmos o pressuposto que sejamos sementes e somos plantados, faz-se necessário o período de escuridão (tempo de tribulação) dentro da casca da semente. Uma semente só pode ser germinada, crescer e gerar seus frutos, se esta conseguir romper com as cascas da semente e esse processo de quebrar a casa é um processo doloroso, mas que lá na frente terá a recompensa de uma bela árvore forte, firme e que gera bons frutos. Sendo assim, tomamos com premissa que as dificuldades que passamos, nada mais é para nos tornamos fortes e incansáveis da nossa missão, assim como nosso Mestre foi.

@dayaneesiqueira